Este blog não é escrito ao abrigo do novo (Des)Acordo Ortográfico!

14 janeiro 2008

Aconteceu no Sábado

Durante as duas últimas semanas, deparei-me com a crescente falta de apetite, apatia e notória debilidade física da minha "peixa" favorita. Iniciei uma série de esforços: mudanças parciais de água, estabilização dos parâmetros de qualidade da água, limpeza de filtros e controlo da oxigenação, até lhe fui dar comida ao pé da boca (quando dantes ela quase saltava da água e me dava trincas nos dedos sempre que me via com comida nas mãos).

Apesar disso, na passada 5.ª feira acordei e assim que olhei para o aquário (que fica mesmo ao lado da cama) vi-a, inclinada com o nariz para baixo, ofegante, com os olhos baços, encostada a um canto do aquário, perto do termostato. Aí percebi que não havia nada a fazer.

Já tive muitos peixes, já me morreram muitos peixes e consegui lidar com isso de uma forma normal. Desta vez foi diferente. Custa-me imenso ver um peixe sofrer e custou-me demasiado ver este peixe sofrer. Infelizmente, não há eutanásia para peixes e não conheço nenhum veterinário que trate este tipo de animais. Simplesmente não consegui assistir ao sofrimento da Mia, cobri o aquário com um guardanapo de pano e pedi à minha mãe que me fosse vigiando a situação. É engraçado, porque a minha mãe não gostava da Mia: como era grande, comia todos os neons que insistia em comprar...

Foi no Sábado. Fui ao cinema e quando cheguei já não havia nada sobre o aquário. Pedi ao Nando para verificar e ele disse que ela já lá não estava. Espreitei e vi os meus outros peixes nos seus locais habituais, a dormir. No meio da parede de bolhinhas, não havia o vulto negro esvoaçante que dantes ocupava o centro do aquário.

A Mia já não sofre mais. Mas também nunca mais a vou ver a perseguir os colegas de quarto, a banhar-se no meio das bolhinhas de oxigénio ou a abrir descaradamente a boca à superfície na hora da comida.

Chegou cá pequenina e atingiu uns belos 20cm entre o topo da barbatana dorsal e a ponta da abdominal. Chegou a pôr ovos numa folha verde, para os papar numa só noite. Matou-me muitos peixes e desfez muitas plantas com as suas bicadas fortes.

Por estranho que pareça, não consigo encontrar as fotos que tenho dos meus peixes, onde ela fazia questão de aparecer, tipo emplastro.
No entanto, para quem não a conhecer, aqui fica uma fotografia de um peixe muito parecido com ela:

Mia Wallace (nome completo) veio para o meu aquário em Fevereiro de 2004 e foi-se em Janeiro de 2008.

Era única.

Sem comentários:

Enviar um comentário