Este blog não é escrito ao abrigo do novo (Des)Acordo Ortográfico!

03 maio 2007

Ligres

O Ligre, também conhecido por Liger, é um híbrido entre um leão e um tigre fêmea. Daí vem o seu nome: ligre = leão + tigre (ou liger = lion + tiger).

Tem o aspecto de um gigantesco leão com raias de tigre difusas. Ele é, actualmente, o maior felino do mundo, possuindo 2,5 a 3 metros de comprimento. Com apenas três anos pode pesar meia tonelada, devido à sua dieta de carne e frango.

Os ligres têm, tal como os tigres, a capacidade de nadar, algo que os leões não conseguem, e podem correr a 80 Km/h.

Em 1823, o zoólogo francês Georges Curvier foi o primeiro a anunciar o nascimento de uma ninhada de três ligres, fruto da ligação entre um leão e tigre fêmea pertencentes a um comerciante de animais inglês.

Acredita-se que o enorme tamanho que esses animais atingem ocorra pela ausência de genes que condicionem a produção de hormonas inibidoras do crescimento. Isso porque nos leões essa é uma herança materna, e nos tigres é paterna, portanto os ligres não recebem tais genes.

O cruzamento entre leões e tigres só ocorre por acção do Homem. Além de os hábitos de ambas as espécies serem muito diferentes, elas geralmente não compartilham os mesmos territórios, de maneira que há poucas possibilidades de se encontrarem para formar este estranho cruzamento.

Enquanto que os ligres macho são estéreis, as fêmeas podem ser férteis e reproduzir-se. No entanto, devido ao facto de só as fêmeas de ligres serem férteis, os membros da espécie não podem reproduzir-se entre si.

O Institute of Greatly Endangered and Rare Species é dono do ligre que surge nas fotos e que se chama Hercules. Segundo relatos do Instituto, o nascimento foi totalmente acidental e Hercules entrou no Guiness Book of World Records como o maior felino vivo. Hercules é perfeitamente saudável e estima-se que tenha uma vida longa.

De acordo com a Association of Zoos and Aquariums, os jardins zoológicos não devem incitar à prática da mistura de espécies distintas e não deverão criar ligres propositadamente. Assim, os procedimentos comuns indicam que se devem manter tigres e leões afastados. No entanto, vários zoológicos pertencentes a esta associação anunciaram a ocorrência acidental de cruzamentos entre tigres e leões, tendo neste momento Ligres.

Pode também ocorrer o cruzamento entre um tigre macho e uma leoa, dando origem a um Tigão (Tigon). Falarei destes animais num dos próximos posts.

1 comentário:

  1. meu Deus isso é extremamente lindo e perfeito!
    como os humanos podem fazer uma coisa tão imprecionate que antes nem a natureza tinha consiguido fazer!

    by>>>Dilton

    ResponderEliminar