Este blog não é escrito ao abrigo do novo (Des)Acordo Ortográfico!

03 setembro 2010

Boats go green

Que bela notícia!
De acordo com o suplemento "Ecosfera" do Público, esteve ontem em Leixões o E-Ship 1, um barco movido a energia eólica. É um moderno regresso às origens, depois de tantos mares navegados pelas embarcações à vela e posterior troca da energia do vento pela dos combustíveis fósseis...


A força do vento de regresso ao transporte marítimo

O E-Ship 1, movido com a ajuda do vento, chegou e partiu ontem de Leixões, rumo à Turquia.

Em finais do século XV, Vasco da Gama chegou à Índia e Cristóvão Colombo descobriu a América. Como? À data, só havia uma alternativa: o barco à vela, puxado pelo vento. Recurso que, na época da revolução industrial, deu lugar ao petróleo como fonte de energia utilizada nos navios.

Agora, como que num regresso às origens e fruto do aquecimento global, há quem faça novamente do vento uma realidade no transporte marítimo. É o caso do E-Ship 1. Do convés deste navio alemão, emergem quatro rotores de 27 metros cada um que, pela acção de turbinas, começam a girar, criando uma força de propulsão responsável pela poupança de cerca de 30 por cento de combustível. É dez vezes mais eficiente do que a maior vela existente. Tem 130 metros de comprimento e 22,5 de largura. Na sua viagem inaugural, chegou e partiu ontem de Leixões. Rumo à Turquia.

Sem comentários:

Enviar um comentário