Este blog não é escrito ao abrigo do novo (Des)Acordo Ortográfico!

30 agosto 2010

Misteriosos casos de polícia

DB Cooper – O Skyjacker


O mistério de DB Cooper transformou-se num dos casos mais lendários do FBI. A 24 de Novembro de 1971, Cooper sequestrou um avião e, após pedir 200 mil dólares de resgate, saltou de pára-quedas com o dinheiro e nunca mais foi visto. O nome que consta no manifesto do voo é Dan Cooper, mas investigações posteriores levam a crer que se tratou de identidade falsa. Ao longo dos anos, e após várias tentativas logradas para apanhar Cooper, o “caso Norjak” (nome dado pelo FBI) continua a ser um dos mais misteriosos de sempre.


Mortes por Tylenol


Em 1982 morreram sete pessoas na área de Chicago, por ingerir Tylenol (medicamento largamente utilizado para aliviar dores, inflamações, febre, etc) envenenado com cianeto. Esta adulteração foi feita por um homem que queria extorquir a McNeil Consumer Products, fabricante do Tylenol e subsidiária da Johnson & Johnson. Como consequência deste incidente, o produto foi retirado do mercado, com prejuízos de 100 milhões de dólares para a farmacêutica. Investigações posteriores concluíram que o cianeto tinha sido introduzido nos comprimidos já após a distribuição do medicamento e não na farmacêutica. Mesmo assim, o pânico estava já instalado e foram precisos alguns anos para que os americanos voltassem a usar Tylenol.
Mais informações aqui.


O Assassino do Zodíaco


Entre Dezembro de 1968 e Outubro de 1969 no norte da Califórnia, um assassino em série atacou sete pessoas, matando cinco destas. Auto-intitulou-se “The Zodiac” e enviou várias cartas enigmáticas à imprensa e à polícia. Nestas cartas, que salientavam a sua loucura, anexava criptogramas, memorabilia de crimes passados e pistas sobre crimes que planeava cometer. Como característica marcante (até porque não apresentava modus operandi consistente) tinha a assinatura nas cartas que enviava, inspirada numa marca de relógios.
Apesar de o Zodiac nunca ter sido apanhado, o caso continua aberto em S. Francisco e noutras jurisdições da Califórnia, como Napa e Riverside.


JonBenét Ramsey



JonBenét Patricia Ramsey tinha apenas seis anos quando foi assassinada em 1996. O facto de a menina ser participante em concursos de beleza e os contornos misteriosos da sua morte atraíram os média. Oito horas depois de ter sido dada como desaparecida (e da mãe ter encontrado um pedido de resgate nas escadas da cozinha, com duas páginas e meia, e em que o suposto raptor pedia 118 mil dólares – valor exactamente igual ao do bónus que o marido tinha recebido no início do ano), a menina foi encontrada já sem vida na cave da sua casa, em Boulder, Colorado. Depois de perseguidas várias linhas de investigação, e tendo a polícia sido acusada de procedimentos incorrectos na persecução deste caso, o mesmo permanece em aberto, sem resolução à vista.
Para mais detalhes, ler este artigo.


Ataques de Antraz


Em 2001, os ataques com antraz nos EUA mataram 5 pessoas. As cartas contaminadas começaram a ser enviadas uma semana após os ataques de 11 de Setembro. O caso permanece sem solução, embora se saiba que a bactéria em questão foi manipulada por um cientista americano. Em meados de 2008, o FBI começou a investigar Edwards Bruce Ivins, um cientista que trabalhou em laboratórios de biodefesa do governo norte-americano. Ivins terá sido informado acerca do seu iminente indiciamento e morreu com uma overdose de Tylenol com Codeína, exposta como suicídio em 1 de Agosto de 2008.


O desaparecimento de Jimmy Hoffa


Ex-presidente do Teamsters (sindicato de trabalhadores norte-americanos), Jimmy Hoffa desapareceu em 1975 e nunca mais foi visto. Em 1964 tinha sido condenado por corrupção, tentativa de suborno e fraude, foi preso em 1967 e solto em 1971. Após a sua libertação, o presidente Richard Nixon impediu Hoffa de ter qualquer actividade sindical até 1980. Hoffa começou a recolher apoios para reverter esta decisão, e pouco tempo depois acabou por desaparecer. No dia do seu desaparecimento, 30 de Julho de 1975, Hoffa foi a uma reunião com dois líderes da máfia (Anthony Provenzano e Anthony Giacolone) num parque de estacionamento do Restaurante Machus Red Fox em Detroit. Provenzano era também líder sindical dos Teamsters em Nova Jersey, e já havia sido amigo de Hoffa. As buscas foram inconclusivas e Hoffa foi declarado legalmente morto em 1982, no sétimo aniversário do seu desaparecimento.


Os casos de mutilação de gado

 

Durante o final da década de 70 foi realizado um inquérito em vários estados do E.U.A. onde tinham ocorrido misteriosas mutilações de animais. Começaram então a ser difundidas várias ideias sobre os possíveis responsáveis: extra-terrestres, cultos satânicos, miúdos brincalhões, predadores naturais e até agências governamentais desconhecidas. Uma coisa é certa: os casos de mutilação de gado nunca foram resolvidos e continuam um mistério até hoje.


O Unabomber


Theodore John Kaczynski (nascido em Chicago a 22 de Maio de 1942), mais conhecido como Unabomber, é um matemático norte-americano, escritor e activista político, condenado a prisão perpétua na sequência de uma série de atentados à bomba. Matemático brilhante, abandonou a sua carreira na Universidade de Berkeley e afastou-se do seu círculo social para viver como um eremita numa cabana isolada no meio da floresta. Frustrado por ver as redondezas da sua cabana serem destruídas pelo desenvolvimento urbano, começou a enviar bombas pelo correio, num período que se estendeu por mais de 20 anos. Os seus alvos eram maioritariamente cientistas informáticos, companhias aéreas, geneticistas e outros tecnocratas renomados, também referidos, por entre aqueles que partilham a linha política do Unabomber, como sendo os “arquitectos da Nova Ordem Mundial”. A campanha causou 3 mortos e 22 feridos. A 24 de Abril de 1995, escreveu uma carta ao New York Times, na qual prometia desistir dos ataques se o jornal publicasse o seu manifesto “Industrial Society and Its Future”. Neste manifesto, justificava os atentados como uma forma de alertar as pessoas para os perigos do desenvolvimento em detrimento da protecção da natureza e da liberdade humana. Em 1996, Theodore Kaczynski foi preso por denúncia do seu irmão, David Kaczynski, ao FBI. Na sua cabana foram encontradas provas que o ligavam à campanha do Unabomber, que continua preso até aos dias de hoje.


A Dália Negra


Um dos casos mais misteriosos do FBI também é um dos mais horríveis. Elizabeth Short, apelidada de Dália Negra pela imprensa, foi brutalmente assassinada em 1947. O seu corpo foi encontrado sangrado e cortado ao nível da cintura num terreno baldio na zona do Parque Leimert em Los Angeles. A sua face tinha sido cortada desde as comissuras labiais até às orelhas. Short tinha apenas 22 anos quando desapareceu em 9 de Janeiro, tendo os seus restos sido descobertos seis dias depois. A sua morte manteve-se sempre um mistério e o assassino nunca foi encontrado.

Sem comentários:

Enviar um comentário