Este blog não é escrito ao abrigo do novo (Des)Acordo Ortográfico!

26 agosto 2010

África, esse mundo à parte

De acordo com uma notícia publicada no site da AngolaPress, "pelo menos três pessoas morreram no (passado) fim-de-semana na Beira, centro de Moçambique, após terem sido espancadas por populares do bairro da Munhava, arredores da cidade". Isto porque os populares acusavam uma série de indivíduos de serem "malfeitores dedicados ao roubo de bens e residências". E lá foram eles...

Ao que parece, este tipo de linchamento está longe de ser esporádico em Moçambique. Desde Janeiro deste ano já ocorreram 11 situações deste tipo. E nem sempre os perpetrantes acertam nos malfeitores: ainda há pouco tempo dois jovens tinham sido espancados (à catanada) por terem sido confundidos com assaltantes.

A notícia conta-nos ainda que não é só na Beira que este fenómeno acontece, sendo comum tanto em zonas rurais como na própria capital, Maputo. Citando o original, "No ano passado populares mataram pessoas que acusaram de estarem a colocar cólera na água, confundindo cólera com cloro, e também têm sido registados casos de linchamentos de pessoas acusadas de fazer parar a chuva, em períodos de seca extrema."



Podia tecer comentários a esta última transcrição, mas infelizmente só me consigo rir. África é mesmo um mundo à parte!

Sem comentários:

Enviar um comentário